quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Aberta a IV Conferência de Mídia Cidadã


A IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã foi aberta nesta quinta-feira (16) pelo coordenador do Observatório da Mídia Regional, Edgard Rebouças. O principal objetivo é discutir a democratização da mídia. O evento ocorre até sábado (18), no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco.

Edgard Rebouças discursou sobre a importância do diálogo entre academia e sociedade para o acesso à comunicação. “Eventos como esse abrem espaço para o debate acerca dos questionamentos que envolvem a participação pública na mídia”, diz o coordenador. Em consonância com o discurso de Rebouças, a representante da Cátedra Unesco/Umesp, Cicília Peruzzo ressaltou a importância de debater o painel central da cidadania na grande mídia. “Em 2005, na primeira edição da conferência, foi feito um mapeamento da situação da mídia no país, a Carta São Bernardo. Esse trabalho tinha como proposta reafirmar o princípio da comunicação, por meio do acesso e socialização do conhecimento”. A pesquisadora também lembrou a importância de descentralizar as experiências acerca do processo comunicacional por meio da regionalização do evento.

Pela primeira vez a capital pernambucana recebe o evento que conta com a participação de pesquisadores da área de comunicação. As edições anteriores ocorreram na Universidade Metodista de São Paulo. A IV conferência é uma articulação entre a Cátedra Unesco/Umesp e o Observatório da Mídia Regional. “A gente precisa interelacionar os saberes científicos com a sociedade. Na perspectiva de um país de grandes desigualdades, o pensamento acadêmico contribui para a elaboração de ações que integrem as políticas de Estado, nesse caso, direcionadas à mídia, com os cidadãos”, comenta a representante da Pró-reitoria de Extensão da UFPE, Solange Coutinho.

A programação continua durante todo o dia com apresentação de trabalhos de movimentos sociais, estudantes, palestras, e grupos de discussão. Os horários e locais podem ser conferidos no www.ufpe.br/observatorio.

Por Natália Freire, Willey Melo e Thayse Freitas

Fotos: Aline Lemos



Sem comentários: