quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Feira Nacional de Mídia Cidadã proporciona experiências em comunicação

A novidade da IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã é a Feira Nacional de Mídia Cidadã. A idéia é que a feira proporcione um espaço democrático para o intercâmbio de experiências em comunicação através da divulgação de projetos de Organizações não-governamentais e movimentos sociais. No espaço, trabalhos de 15 organizações.

Para fortalecer essa troca de experiência a ONG Auçuba (FOTO) expõe seus projetos que há mais de 18 anos contribuem para a promover e defender os direitos das crianças e adolescentes através da comunicação. Uma das ações desenvolvidas é o projeto Oi Kabum que desenvolve a formação de jovens em linguagem multimídia com foco no mercado profissional estimulando a inclusão social e exercício da cidadania.

Já os alunos do projeto Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) têm o objetivo de mostrar uma outra realidade das comunidades do Recife através de atividades em rádio, impresso e vídeo. Com informações específicas dos bairros, os trabalhos produzidos são veiculados posteriormente em espaços públicos através do circuito cultural.

A Auçuba, parceira da rede ANDI Brasil, também desenvolveu o programa Só Para Fazer Mídia (SPFM) buscando ampliar e qualificar a produção midiática sobre os direitos da criança e do adolescente. Através do acompanhamento das notícias divulgadas e sugestões de pauta, o SPFM atua no fortalecimento de um diálogo com jornalistas e a sociedade civil. “ Nossa ação é propositiva para dar subsídio para que os jornalístias façam uma cobertura qualitativa”, explicou Mariana Moreira, jornalista do projeto.

Participam da Feira Nacional de Mídia Cidadã os alunos do 8° período da Faculdade Maurício de Nassau, que desenvolveram o site http://www.boivoador.com/. A idéia surgiu em 2005 na displicina de informática. Na ocasião, os alunos resolveram criar uma ferramenta para democratização dos meios de comunicação. O site foi escolhido por ser um espaço de diálogo, além de ser um meio de divulgar informações do dia-a-dia das pessoas.

“Criamos o boivoador porque acreditamos que é uma ferramenta de fácil acesso e qualquer pessoa pode participar efetivamente na construção da notícia”, afirmou aluna Marcela Horonata, uma das idealizadoras. Atualmente, o site tem mais de 10 mil visitantes e os internautas podem colaborar com notas, entrevistas, resenhas, textos opinativos, artigos, matérias, reportagens, fotos e charges.

Por Karla Vasconcelos, Manoela Moreira e Rafael Negrão
Foto: Aline Lemos

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