sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Projeto TVEZ e Internet em foco na tarde da sexta-feira


O oitavo Grupo de Trabalho (GT8) da IV Conferência Brasileira de Mídia Cidadã contou com a apresentação do Projeto "TVEZ" e do trabalho "Internet e juventude: usos e transformações", além de vários outros estudos relacionados à comunicação comunitária. As idéias e experiências de sete estados do país foram contempladas no Mini-auditório II do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, na tarde desta sexta-feira, 17. Cerca de 40 pessoas compareceram ao local.


O formando em Psicologia da Univesidade Federal do Ceará (UFC), Leonardo Soares, iniciou as apresentações, mostrando o trabalho "TVEZ e Diálogos Escolares Contemporâneos". Articulada há três anos, a ação foi idealizada pelas professoras Luciana Lobo e Inês Vitorino. "O projeto, em parceria com a ONG Encine, que existe há 10 anos em Fortaleza, visa usar a educação como forma de estimular o uso crítico da mídia", explica Soares. Ao final da exposição, o estudante aproveitou para exibir parte do curta "Marco Zero", com relatos de participantes do projeto.



Orkut e MSN também foram discutidos no GT8. Apresentado por Iano Maia (FOTO), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no Rio Grande do Norte, o Projeto "Internet e juventude: usos e transformações" mostrou a pesquisa feita em outubro de 2007 nos municípios de Serra Negra do Norte e Lajes Pintadas. O objetivo da investigação foi compreender o impacto da internet na vida de usuários desses municípios, que passaram a ter acesso a informações de outros lugares do país e do mundo. "O que a gente pôde verificar é que a internet não modificava radicalmente as tradições do lugar, mas teve grande importância no processo de transformação dos costumes dessas pessoas", destacou Maia.



Por Adriana Barros
Foto: Aline Lemos

Sem comentários: