A professora da Universidade Metodista do Rio de Janeiro Cecília Peruzzo iniciou as apresentações mostrando, pela primeira vez, o projeto Curso de Extensão na Rádio Comunitária Heliópolis, realizado entre novembro de 2007 e maio de 2008, no Rio de Janeiro. “O programa não só ensinou jornalismo, mas também a importância da leitura e a crítica aos meios de comunicação”, disse Peruzzo.
Ainda segundo a professora, o projeto “difunde a idéia de que as universidades podem estar contribuindo para a formação dos profissionais de rádio comunitária.” O curso, concluído por 16 alunos, teve o apoio do Projeto Redigir (ECA- USP) e da União de Núcleo Associações e Sociedades de Heliópolis e São João Clímaco (Unas – SP).
O tema rádio comunitária também foi discutido na apresentação da representante da Universidade Regional de Blumenal de Santa Catarina, Letícia de Melo. Rádio Comunitária Regional: Perfil da Rádio Ponte FM em Indaial (SC) foi o título do projeto. Ela explicou como funciona a programação, além de ter mostrado um breve histórico sobre as rádios comunitárias. “Apesar da predominância da programação musical, a Rádio Ponte FM tem um comprometimento com o público, o locutor é um mobilizador”, comentou Letícia.
Pernambuco teve dois representantes, entre eles, o projeto Rádio Mulher: uma estratégia Política Feminista em comunicação, apresentado por Hainer de Farias e Flávia Lucena. A Rádio, uma ação do Centro das Mulheres do Cabo (CMC) - movimento feminista criado em 1984 -, tem o objetivo de promover a inclusão social. Após a apresentação de todos os trabalhos houve o momento para debates.
Por Adriana Barros e Vanessa Beltrão
Foto: Aline Lemos
Foto: Aline Lemos
Sem comentários:
Enviar um comentário