sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Mulher e mídia em discussão


Ainda na sexta-feira, 17, foram apresentados, no Mini-auditório 1, do Centro de Artes e Comunicação (CAC), os artigos científicos e relatos de experiências do sétimo Grupo de Trabalho (GT7). Participaram movimentos sociais, assessorias de imprensa e organizações não-governamentais (ongs). Uma das expositoras foi a jornalista Nataly Queiroz, do Grupo Curumim, que abordou o tema “A Realidade do aborto inseguro em Pernambuco no filtro da mídia”. A pesquisa analisa a condição das mulheres em situação de abortamento, trazendo uma visão de como a mídia pernambucana trata este fenômeno e a mulher como sujeito político, além do impacto da ilegalidade do aborto na saúde pública e nos serviços realizados nas cidades do Recife e Petrolina. A análise da pesquisa baseia-se na coleta de dados veiculados pela imprensa e na realização de entrevistas para averiguar como é feita a abordagem do assunto em Pernambuco.



Outro tema palpitante também chamou a atenção dos presentes. De forma dinâmica a integrante da ONG Loucas de Pedra Lilás, Cristina Nascimento, falou do trabalho realizado pelo grupo, desde 1989, que surgiu com a idéia de potencializar a fala pública das mulheres em Pernambuco.Com a missão de desenvolver uma agenda que possibilite a visibilidade das mulheres, as Loucas de Pedra Lilás utilizam a arte como veículo, por meio das linguagens de televisão, rádio, internet e teatro.


Os “corpos femininos” foram foco de discussão durante a apresentação da pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sandra Raquew. Com o tema “Corpos femininos em pauta: reflexões sobre agenda setting e cidadania” ela analisou as práticas de agendamento sob a ótica do consumo de mídia e a formação de opinião pública, dando evidência à relação de gênero. De acordo com a estudiosa, a Igreja e o movimento feminista têm o mesmo espaço na mídia paraibana. No entanto, as mulheres paraibanas não se apropriaram desta discussão,segundo disse.

Por Rafael Negrão e Jonara Medeiros


Foto: Aline Lemos

Sem comentários: